Tratamento de hemorróidas

dr-joao-prancheta

Tratamento de hemorróidas

Os pacientes com suspeita de doença hemorroidária, devem consultar um proctologista para excluir outras causas que justifiquem os sintomas. Nos casos onde for confirmado o diagnóstico de doença hemorroidária deve-se indicar o melhor tratamento.

Hemorroidas pequenas podem ser tratadas com mudança de hábitos de vida e com tratamentos locais, mas casos mais avançados ou recorrentes podem exigir procedimentos invasivos, inclusive cirurgia.

A Proctomais oferece as opções mais modernas e seguras para o tratamento da doença hemorroidária:

Opções de Tratamento

  • Conservador ou Clínico;
  • Ligadura Elástica;
  • Cirúrgico;
  • TDH.

Tratamento Conservador ou Clínico: O tratamento clínico consiste em cuidados locais e orientação dietética tendo sucesso na maior parte dos pacientes. O manejo deve ser prescrito pelo proctologista após avaliação individual de cada caso. Localmente, o paciente deverá realizar higiene anal somente com água e sem a utilização de papel higiênico, fazer banhos de assento com água morna e utilizar pomadas analgésicas e anestésicas. Nas pessoas com constipação intestinal, laxantes estão indicados para diminuir a necessidade de fazer força ao evacuar já que a passagem de fezes endurecidas pode causar lesão nas hemorroidas. Beber bastante água é importante, pois ajuda a umedecer as fezes e, assim, previne a constipação. O aumento do consumo de fibras também melhora os sintomas.

Ligadura Elástica de Hemorroidas: Se o tratamento conservador não for suficiente para controlar os sintomas das hemorroidas, tratamentos minimamente invasivos podem ser tentados. Nestes casos, o tratamento pode ser realizado no próprio consultório do proctologista. A ligadura elástica é um método simples e rápido para o tratamento de casos selecionados de doença hemorroidária. Consiste na aplicação de um elástico ao redor do mamilo hemorroidário para a resolução dos sintomas. O número de sessões necessárias para o tratamento completo dependerá do número de mamilos hemorroidários comprometidos. O procedimento costuma ser indolor e muitas vezes não se usa nem anestesia. Quando bem indicada a taxa de sucesso é alta chegando a 80%.

Tratamento Cirúrgico de Hemorroidas: Caso os sintomas da doença hemorroidária persistam, apesar das medidas conservadoras ou minimamente invasivas, a cirurgia deve ser indicada. O tratamento cirúrgico também está indicado nos pacientes com doença mais avançada ou que apresentam complicações agudas. A cirurgia tradicional é chamada de hemorroidectomia, um procedimento de pequeno porte, que é realizado no centro cirúrgico sob anestesia e consiste na ressecção dos mamilos hemorroidários. É o método mais efetivo e com menor taxa de recorrência da doença.

Técnica THD (desarterialização hemorroidária transanal guiada por Doppler): A técnica consiste na introdução de um pequeno aparelho de doppler (ultrassom) no ânus para identificação das artérias hemorroidárias; através de uma pequena agulha essas artérias são suturadas de modo a reduzir o fluxo de sangue que chega nas regiões onde existem as hemorroidas. Chegando menos sangue, a pressão dentro das hemorroidas diminui, fazendo com que a doença regrida. O procedimento é pouco doloroso, não deixa cicatrizes externas e permite o retorno precoce ao trabalho. Apresenta ótimos resultados em casos selecionados.


Recomendações na Doença Hemorroidária:

* Evite o uso de papel higiênico. Lave a região anal e seque com toalha de algodão;

* Procure adotar uma dieta saudável à base de alimentos ricos em fibras e frutas;

* Beba bastante líquido;

* Respeite a necessidade de evacuar

*Permaneça sentado no vaso sanitário somente o tempo necessário para evacuar. Se não conseguir naquele momento, tente mais tarde.

* Evite permanecer muito tempo na mesma posição. Caminhe sempre que possível, inclusive no local de trabalho;

Advertência!

As hemorroidas não costumam constituir um problema muito sério de saúde. Entretanto devem ser avaliadas pelo especialista para excluir outras doenças sérias como o câncer de intestino. Procure imediatamente assistência médica nos seguintes casos:

* Sangramento anal intenso;
* Sangramento persistente;
* Endurecimento na região externa no ânus

Agendar consulta

Agende uma
consulta

Preencha o formulário com suas informações que logo entraremos em contato.

Convênios

  • UNIMED
  • CAIXA
  • AMESC
  • ITESC
  • SC SAÚDE
  • Unidade Criciúma

    48 3411.6706

    Centro Clínico Luiz Zanette
    Rua Antônio de Lucca, 91
    Salas 805, 806 e 807 . Pio Corrêa

  • Unidade Araranguá

    48 3524.3620

    Rua Caetano Lummertz, 456
    Sala 311 . Centro