F.A.Q.

Encontre respostas para as suas dúvidas mais frequentes sobre coloproctologia.

O que o médico coloproctologista trata?

O médico coloproctologista trata as doenças do intestino, reto e anus. Assim, patologias como hemorroidas, fissura ou abcesso anal, fístula perineal, cisto pilonidal, prolapso de reto, diarreia crônica, constipação intestinal, incontinência fecal, tumores benignos do intestino e do reto, câncer de intestino ou reto, pólipos intestinais, doença diverticular do intestino e doenças inflamatórias intestinais são tratados pelo médico coloproctologista.

O médico coloproctologista faz cirurgias?

Sim, a formação do médico coloproctologista contempla 2 anos de treinamento em cirurgia geral seguidos de mais 2 anos em cirurgias coloproctológicas e colonoscopia. Dessa forma, esse especialista consegue oferecer um tratamento completo para as doenças do intestino, reto e anus.

Quando realizar uma consulta com o coloproctologista?

Na presença de sintomas como sangramento anal ou sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal (constipação, diarreia ou mudança no padrão das fezes), dor abdominal ou desconforto na região anal deve-se agendar um atendimento.

Quem precisa realizar o exame de colonoscopia?

Todos os adultos com mais de 45 anos devem realizar a colonoscopia como parte da prevenção do câncer intestinal. Pacientes que tiveram parentes de primeiro grau com câncer intestinal devem realizar a colonoscopia 10 anos antes da idade em que seu familiar recebeu o diagnóstico. Além disso, pacientes com sintomas como dor abdominal, emagrecimento, alteração do hábito intestinal ou sangramento nas fezes devem realizar o exame.

Como é feito o preparo para o exame de colonoscopia?

Como o principal objetivo do exame é avaliar o interior do intestino, é fundamental que o paciente tenha realizado uma dieta especial para que o intestino esteja limpo e sem restos de alimentos e fezes. O preparo inclui uma dieta sem resíduos, seguida de dieta líquida e prescrição de laxativos.

O exame de colonoscopia é feito com anestesia?

Sim, durante o exame o médico anestesiologista realiza uma sedação para que não haja desconforto algum. Logo que o exame termina o paciente acorda. Todas as medicações anestésicas utilizadas são de curta ação, mesmo assim está contra-indicado exercer atividades que requeiram atenção pelas próximas 12 horas como cozinhar ou dirigir pelas próximas 12 horas.

Quando o paciente voltar a se alimentar normalmente após a colonoscopia?

Ao término do exame o paciente permanece em observação na sala de recuperação onde recebe um lanche leve. Após estar completamente recuperado da anestesia pode alimentar-se normalmente.

Em quanto tempo a colonoscopia precisa ser repetida?

O tempo para a realização de um novo exame vai depender se o preparo intestinal tiver ficado adequado, ou seja, se foi possível avaliar adequadamente o intestino e também se foram encontrados pólipos intestinais. Nos casos em que o preparo foi adequado e não foram encontradas lesões, pode-se esperar de 5 a 10 anos para repetir a colonoscopia.

O que vem a ser a colonoscopia intervencionista?

Consiste na retirada de lesões intestinais durante o exame de colonoscopia. Essa técnica foi desenvolvida inicialmente para a retirada de pequenos pólipos intestinais, mas com a evolução tecnológica, até mesmo algumas lesões cancerígenas passaram a serem removidas desta forma. A grande vantagem consiste na possibilidade de evitar a realização de grandes cirurgias com internações prolongadas. Em mãos experientes, o procedimento pode ser realizado em caráter ambulatorial e com o retorno às atividades habituais no dia seguinte.

  • Unidade Criciúma

    48 3411.6706

    Centro Clínico Luiz Zanette
    Rua Antônio de Lucca, 91
    Salas 805, 806 e 807 . Pio Corrêa

  • Unidade Araranguá

    48 3524.3620

    Rua Caetano Lummertz, 456
    Sala 311 . Centro